quinta-feira, 7 de junho de 2012

SUGESTÃO DE LEITURA - PEÇAS DE TEATRO


Com o objetivo de aprimoramento, alguns membros da Cia Siso Teatral estão participando do Curso Livre de Teatro Avançado, oferecido pela Prefeitura do Município de Suzano/SP, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
As aulas ocorrem às:

- Terças-feiras: aula de Expressão Vocal Corporal com professores Eduardo e Emerson;
- Quartas-feiras: aula de História do Teatro com professor Fernandes Junior;
- Quintas-feiras: aula de Interpretação Avançada com professor Wolney de Assis.

Disponibilizaremos abaixo as sugestões de leitura de peças dadas por nosso professor Fernandes Junior.


Boa leitura!!!






1. Prometeu Acorrentado, de Ésquilo

Zeus, rei dos deuses e dos homens, acabara de assumir o poder após a titanomaquia. Soberano despótico, manda acorrentar em um rochedo Prometeu, seu antigo aliado, culpado de muitos "crimes" a favor dos mortais: roubar o fogo dos deuses para dá-lo aos homens é apenas o mais grave dentre eles.







2. Édipo Rei, de Sófocles

Édipo é filho de Laios, rei de Tebas, que foi amaldiçoado de forma que seu primeiro filho tornar-se-ia seu assassino e desposaria a própria mãe. Tentando escapar da ira dos deuses. Laios manda matar Édipo assim que nasceu. No entanto, a vontade do destino foi mais forte e Édipo sobreviveu, salvo por um pastor que o entregou a Políbio, rei de Corinto.



                         






 3. Medéia, de Eurípedes

Jasão e Medéia, expulsos de Iolco após a morte de Pélias, vivem agora em Corinto com seus dois filhos. O rei de Corinto, Creonte, convence Jasão a abandonar Medéia e se casar com sua filha; para tanto, expulsa Medéia e os dois filhos da cidade. Egeu, rei de Atenas, concede asilo a Medéia, mas a feiticeira decide se vingar de Jasão.








4. Lisístrata, de Aristófanes

As mulheres das cidades gregas na Guerra do Peloponeso, Esparta e Antenas, lideradas pela ateniense Lisístrata,  decidem instituir uma greve de sexo até que seus maridos parem a luta e estabeleçam a paz.






 5. A Arte Poética, de Aristóteles


Aristóteles pretendeu abordar a produção poética em si mesma, para tanto separou certos aspectos da poesia, estudou, explicou-os separadamente e ressaltou a importância que essas partes fazem no todo na produção poética. 









6. O Misantropo, de Menandro

Cnêmon, um misantropo, tem uma filha pela qual Sóstrato, um jovem de muitas posses, está apaixonado. Mas o mau humor de Cnêmon e sua aversão às pessoas tornam quase impossível o intento de Sóstrato em se casar com a moça. Até que um acidente muda toda a história.








7. Os Menecmos, de Plauto


Dois irmãos gêmeos são separados quando pequenos, sendo que um deles vai parar na cidade de Epidano. Depois de adulto, o irmão estrangeiro decide ir à procura de seu irmão idêntico. Chega à cidade de Epidano sem saber que ali se encontra seu irmão gêmeo perdido. É neste contexto que a confusão é instaurada.

Texto não disponível para download







Nenhum comentário:

Postar um comentário